Visão Sustentável na Vision Marine

By Vision Marine on Jun 01 in Sustentabilidade. 11 Comments


Consciência ambiental vem ganhando espaço no nosso dia a dia, cada vez que uma companhia se preocupa com o meio ambiente o benefício é plurilateral. A Vision otimiza seus insumos e influência seus funcionários a cumprir gestos que vão fazer a diferença e os mesmos levam esse conceito para dentro da própria casa, gerando uma cadeia sustentável bem maior que o proposito inicial. Como sua empresa está praticando a consciência ambiental?

• O plástico é o maior desafio ambiental do século XXI
• 720 milhões de copos descartáveis vão para o lixo todos os dias, no Brasil.
• 35% de todo o plástico que consumimos é utilizado por no máximo 20 minutos.
Apenas 3% são reciclados devido ao baixo valor econômico (R$ 0,20/kg: 1kg = 400 copos).
De todo o plástico já produzido pela humanidade, apenas 9% foi reciclado.
• Um copo descartável pode levar até 400 anos para se decompor. Após esse tempo ele se torna um microplástico que não se degrada. Não há estimativa de quanto tempo o microplástico permanece na natureza, visualmente para sempre.

É relevante lembrar que, O plástico na poluição do mares:
Em 2017, foi lançada no Brasil a campanha global Mares Limpos, que durante cinco anos promoverá ações para conter a maré de plásticos descartáveis presente nos oceanos.
100 mil animais marinhos são mortos por causa do plástico todos os anos.

O plástico no nosso corpo:

Sim, o copo plástico descartável é prejudicial a nossa saúde!

Os copos descartáveis geralmente tem em sua composição uma substância chamada poliestireno, que é derivada do petróleo. Quando é submetido ao calor, acaba liberando uma outra substância chamada estireno, considerada cancerígena. Seria exatamente o que acontece quando você toma um cafezinho quente em copos do tipo.

Estatísticas do consumo do plástico na Vision Marine:

Aqui na Vision, temos o nosso próprio Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, e com ele conseguimos mensurar o quanto e o que estávamos gerando de lixo e o que poderíamos melhorar diante do cenário que encontramos. A quantidade diária de Resíduos sólidos alcança aproximadamente 200 l/dia.


Os gráficos abaixo mostram a situação real em porcentagem da quantidade de plástico que vai para nosso lixo.


A partir desse diagnóstico, observamos que temos o plástico como maior quantidade de lixo gerado!

ENFRENTAR O PROBLEMA MAIOR – O PLÁSTICO!

Diante desse cenário, pensamos: O QUE VAMOS FAZER?

De acordo hierarquia das opções de gestão de resíduos devemos buscar em primeiro lugar não gerar o resíduo, caso não seja viável as outras opções deverão ser analisadas.


COMO NOS TORNAR UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL A PARTIR DESSE DIAGNOSTICO?
• Percebemos que o lixo plástico gerado era em quase sua maioria de copos plásticos.
• Compramos em média de 3500 copos por mês para toda a companhia.
• Em média cada colaborador utiliza 4 copos por dia e 88 copos por mês.


E acima de tudo, precisamos criar o senso de responsabilidade financeira, o valor gasto com os copos, por mês, pode ser investido de uma melhor forma na companhia.

E como resultado dos nossos estudos, nasceu a ideia da nossa campanha:
VISÃO SUSTENTÁVEL! Comemorando o nosso novo ciclo de Gestão Ambiental!

1º PASSO: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE DADOS
• Diagnosticamos o problema com base nas pesquisas feitas acima.
• Levantamento de dados de geração do resíduo

2º PASSO: DEFINIR ESTRATÉGIA
• Análises de dados
• Chegamos à conclusão que os copos eram o grande problema, então vamos reduzi-los!
• A solução viável para este problema, seria substituí-los implantando canecas de cerâmica.

3° PASSO: COMO DISSEMINAR CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E FIXAR A IDEIA?
• Criação de conceito, criamos o VISÃO SUSTENTÁVEL
• Criação e divulgação de uma campanha.
• Brindes sustentáveis como ecobags e canecas.
• Produção de conteúdo para nossas redes sociais.

O que esperamos da nossa campanha?

Ser uma empresa referencial em sustentabilidade. É a meta!

Nossas ações não vão parar por aqui, começamos com um pequeno gesto para dar início a nossa campanha e para mantê-la viva estaremos sempre criando e pensando em melhores soluções ambientais, semeando nosso conceito!

Fontes:
https://www.meucopoeco.com.br/site/porque-usar
• Fonte: Menos1lixo
• Fonte: CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem). 2010
https://economia.estadao.com.br/blogs/ecoando/plastico-e-o-maior-desafio-ambiental-do-seculo-xxi-segundo-onu-meio-ambiente/

Top